Pular para o conteúdo principal

Eros e Psique

Oi, amores.
Como estão?
Espero que bem...
Hoje vou falar de mitologia Grega, quem gosta? O conto de Eros e Psique, pra ser mais exata. Espero que gostem.

Psique era a mais nova, e mais bela das três filhas do rei de Mileto (cujo nome não é conhecido). Tão bela que as pessoas vinham de muitos lugares só para admirar sua beleza, algumas até rendiam homenagens a ela dignas da própria Afrodite.
Irada de ciumes, Afrodite manda seu filho, Eros, fazê-la se apaixonar pelo homem mais feio e vil da terra. Mas ao ver a beleza da moça, eros se apaixona por ela.
O pai de Psique, percebendo que apesar de tamanha beleza sua Psique era a única de suas filhas que continuava sozinha, suspeitou que de alguma forma tivesse ofendido aos Deuses, e resolveu consultar o oraculo de Apolo, onde o próprio Eros ordenou que o rei enviasse sua filha ao topo de uma solitária montanha, onde seria desposada por uma terrível serpente, e assim o pai fez. 

Conformada com seu destino, Psique sentiu um sono profundo e adormeceu, enquanto isso, Zéfiro a conduziu em suas brisas a um lindo vale. Quando acordou, caminhou por entre as flores até chegar a um lindo castelo. Tão lindo que ela pensou que só poderia ser de um Deus, se encheu de coragem e entrou. Logo que entrou no castelo, todos os seus desejos foram atendidos por ajudantes invisíveis, dos quais ela só ouvia a voz.
Ao anoitecer, foi conduzida a um quarto de dormir. Estava ansiosa pra conhecer seu marido, imaginava uma terrível serpente, mas em vez disso ouviu uma voz doce que a acalmou. Sentiu então mãos humanas a acaricia-la, e se entregou a esse amante misterioso. Quando acordou era dia, e o homem já havia desaparecido. E assim se repetiu por diversas noites.

As irmãs dela a procuravam, mas seu misterioso esposo disse a ela para não responder aos chamados delas. Porém, Psique se sentia solitária no castelo, e implorou a seu marido pra deixá-la ver as irmãs. Ele enfim permitiu, mas fez ela prometer que, o que quer que as irmãs dela dissessem, ela nunca tentaria olhar o rosto dele, sob a pena de nunca mais vê-lo.

Ao entrar no palácio, e ver quão magnifico era, as irmãs de Psique se encheram de inveja. Afim de provocar Psique, questionaram do marido que nunca aparecia. Apesar da curiosidade, e dúvida, Psique se manteve firme. Eros alertou Psique sobre as intenções de suas irmãs, e a lembrou de que se tentasse olhar o rosto dele, nunca mais ela o veria. Além disso, Psique estava esperando um bebê, e se ela conseguisse manter o segredo ele seria divino, porém se ela falhasse, ele seria mortal. 

Ao ver suas irmãs novamente, Psique contou a elas que estava grávida, e que sua criança seria de origem divina. Suas irmãs ficaram ainda mais enciumadas, além disso tudo, o marido dela era um Deus?
Trataram logo de convencer Psique a olhar o rosto do marido, disseram que se ele não queria mostrar o rosto era porque tinha algo errado, a assombraram com a possibilidade de ele ser uma terrível serpente, e não um Deus. Assustada com as palavras das irmãs, Psique ignorou o alerta do marido e decidiu espiar seu rosto enquanto ele dormia. Quando viu o rosto de Eros, ficou tão encantada com sua beleza que se distraiu com a lampada, deixando cair uma gota de óleo quente no ombro do marido, o que o acordou.

Eros olhou assustado pra ela, e voou pela janela dizendo: "Tola Psique! É assim que retribuis meu amor? Depois de haver desobedecido as ordens de minha mãe e te tornado minha esposa, tu me julgavas um monstro e estavas disposta a cortar minha cabeça? Vai. Volta para junto de tuas irmãs, cujos conselhos pareces preferir aos meus. Não lhe imponho outro castigo, além de deixar-te para sempre. O amor não pode conviver com a suspeita." 

Quando se recompôs, notou que o castelo não se encontrava mais lá, estava próxima a casa de seus pais.
Psique ficou tão inconsolável que tentou se matar se jogando em um rio, mas o rio a levou novamente pra margem, onde Pan disse a ela pra esquecer o que passou e tentar reconquistar o amor de Eros.
Suas irmãs ao saberem do acontecido, correram pro alto da montanha afim que Zéfiro as levasse em suas brisas pro castelo de Eros, mas em vez disso, caíram do penhasco e morreram.

Psique estava decidida a reconquistar eros e procurou por todos os lados, dia e noite, até encontrar um templo no alto de uma montanha. Entrou procurando por Eros e viu que o lugar estava todo bagunçado.
Convencida que não devia negligenciar o culto a nenhuma divindade, começou a arrumar aquela bagunça, colocando cada coisa em seu lugar. Deméter, para quem aquele templo era destinado, ficou profundamente grata e disse a ela: "Ó Psique, embora não possa livrá-la da ira de Afrodite, posso ensiná-la a fazê-lo com suas próprias forças: vá ao seu templo e renda a ela as homenagens que ela, como deusa, merece."

 Afrodite não esconde sua raiva ao ver a moça em seu templo. Afinal, por aquela reles mortal seu filho havia desobedecido suas ordens e agora ele se encontrava em um leito, recuperando-se da ferida que ela o causou. A deusa disse que a perdoaria, porém impôs uma série de tarefas que deveria realizar, tarefas tão difíceis que poderiam levá-la a morte. 

Primeiramente, deveria, antes do anoitecer, separar uma grande quantidade de grãos misturados de trigo, aveia, cevada, feijões e lentilhas. Psique ficou assustada com tamanho trabalho, mas uma formiga que estava próxima, ficou comovida com a tristeza da jovem e convocou seu exército pra ajudá-la a isolar cada uma das qualidades de grão.

A 2ª tarefa, era ir a um rio onde ovelhas de lã dourada pastavam e trouxesse um pouco da lã de cada ovelha. Psique estava pronta pra cruzar o rio quando ouviu um junco dizer que não atravessasse as águas do rio até que as ovelhas adormecessem, quando ela poderia aproveitar e cortar sua lã. De outro modo, seria atacada e morta pelos animais. Psique seguiu o conselho e esperou até o sol ficar bem alto no horizonte, atravessou o rio e levou a Afrodite uma grande quantidade de lã dourada.

Sua 3ª tarefa seria subir ao topo de uma alta montanha e trazer para Afrodite uma jarra cheia com um pouco da água escura que jorrava de seu topo. Dentre os perigos que Psique enfrentou, estava um dragão que guardava a fonte. Ela foi ajudada nessa tarefa por uma grande águia, que voou baixo próximo a fonte e encheu a jarra com a água negra. 

Indignada com o sucesso da jovem, Afrodite planejou uma tarefa fatal. Psique deveria descer ao mundo inferior e pedir a Perséfone, que lhe desse um pouco de sua própria beleza, que deveria guardar em uma caixa. Desesperada, subiu ao topo de uma torre e quis se jogar de lá, e assim chegar ao mundo inferior. A torre porém murmurou instruções de como entrar em uma particular caverna para alcançar o reino de Hades. Ensinou-lhe ainda como driblar os diversos perigos da jornada, como passar pelo cão Cérbero e lhe deu uma moeda para pagar a Caronte pela travessia do Estige, dizendo: "Quando Perséfone lhe der a caixa com sua beleza, toma o cuidado, maior que todas as outras coisas, de não olhar dentro da caixa, pois a beleza dos deuses não cabe a olhos mortais."

Ela seguiu as instruções, e assim conseguiu chegar até Perséfone, e recebeu dela a caixa com o precioso tesouro. No caminho de volta, se viu tomada pela curiosidade e abriu a caixa para espiar, ao invés de beleza havia apenas um sono terrível que tomou conta dela.
Eros, curado de sua ferida, voou ao socorro de Psique e conseguiu colocar o sono novamente na caixa, salvando-a. Lembrou a ela que a curiosidade havia novamente sido sua grande falta, mas que agora podia apresentar-se à Afrodite e cumprir a tarefa. 

Enquanto isso, Eros foi ao encontro de Zeus e implorou a ele que apaziguasse a ira de Afrodite e ratificasse o seu casamento com Psique. Atendendo seu pedido, o grande deus do Olimpo ordenou que Hermes conduzisse a jovem à assembléia dos deuses e a ela foi oferecida uma taça de ambrosia. Então com toda a cerimônia, Eros casou-se com Psique, e no devido tempo nasceu seu filho, chamado Voluptas (Prazer). 

Beijinhos

Figuras:


Comentários

  1. No tarô, há uma carta que conta esta estória, vc consegue descobrir qual é? O Anjo Fujão? Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Déficit de compaixão

Estou de carona, paramos no sinal. Um garoto faz malabares, cena comum no dia a dia. O motorista fecha os vidros. "Ele manda bem, porque não dá uns trocados?", pergunto. "Não quero incentivar a mendicância", ouço em resposta. Uma bela forma de parecer se preocupar quando na verdade não se preocupa em nada. Pensa que a vida é aquilo​ que vê, e ignora qualquer realidade diferente da sua. Até quando viveremos em negação? Até quando fecharemos os olhos à compaixão? Tempos difíceis esses em que não conseguimos ter empatia pelos nossos irmãos.

Recomeçar

Brotos de tomate Não sei onde me perdi, o fato é que não me tenho mais. Depois de tanto mudar, pra me adaptar a tudo ao meu redor, percebi que não havia nada mais meu em mim. Parei de escrever, de tocar, de desenhar... todas as coisas que me alimentavam a alma foram deixadas de lado. Quando me dei conta disso, busquei respostas e dicas para me resgatar, foi quando me lembrei de um ensinamento contido no Alicerce do Paraíso v.4 "Se é a crise que abre caminho para o progresso, ela deixa de ser crise. Podemos compará-la à pausa para tomar fôlego, na corrida, ou aos nós do bambu. As varas do bambu se mantêm firmes devido à formação de nós no curso de seu desenvolvimento; se lhes faltassem nós, não apresentariam sua conhecida resistência. Quanto mais nós tem o bambu, mais forte ele é. (...). Falávamos em crises que surgem naturalmente. Entretanto, existem muitas pessoas que entram em crise por falta de sabedoria e de capacidade para prever o futuro. Elas criam para si mesma

Mais importante que as metas

Bom dia, amores. Passando só pra lembrar que mais importante que as metas, é o fazer. De nada adianta definir objetivos e não fazer nada pra alcançar. Já fiz muito isso, e ainda faço, não nego. Nossos sonhos estão esperando que a gente os encontre, então bora botar a roda pra girar. Se não conseguir ir com tudo, vá devagar, o importante é ir... iniciar o movimento. A inercia te ajuda com o resto.