Pular para o conteúdo principal

Bruxaria como religião 02: O que te faz uma bruxa?


Amores!
Tudo bem com vocês?
Espero que sim.

Bem, hoje volto com o tema proposto pela Paula (e amigas) de Mariporã. Que seria a bruxaria como religião em geral, como ser uma bruxa, o que te faz uma bruxa, e o preconceito que as bruxas sofrem. No primeiro post eu falei sobre o preconceito que as bruxas sofrem, ainda hoje, e a origem disso. Mas, quem eram na verdade essas pessoas que foram perseguidas na época da inquisição? E o que “restou” delas hoje?
Não posso dizer “isso te faz uma bruxa”, é muito mais que um texto e uma lista de especificações que definem a bruxa, varia também de conceito e tradição.

Bruxas são essencialmente, pessoas conscientes do seu poder, e que não tem medo de usá-lo, independente de sua religiosidade. Acredito que esta seja a característica mais marcante de uma bruxa. Não existe magia maior que ser ciente de seu poder como pessoa, e ir em busca de seus objetivos sabendo que tem plena capacidade de conseguir o que quiser, e que mesmo se errar, pode sempre tentar de novo. Não precisa se submeter a padrões alheios, não precisa ter medo do julgamento dos outros, porque você é pleno de capacidade, e o único responsável por sua vida. Esta característica quando presente em uma mulher, vista por olhos preconceituosos, machistas, será sempre tida como um defeito e não uma qualidade.

Uma coisa que diz no livro que me inspirou a escrever este blog, e que acho legal citar aqui, porque é a idéia mais fácil de se visualizar de “bruxa”, na minha opinião, são aquelas mulheres que passam por casamentos desgastantes, e quando saem disso, se tornam radiantes, destemidas, algumas até mesmo aparentam estar mais jovens, aquelas que saem de situações e que a gente fala “até sua pele ta mais bonita”. Estas mulheres descobrem seu poder a partir da dor, como uma fênix elas ressurgem mais poderosas das cinzas. Não digo que isso tudo precise acontecer pra “nascer uma bruxa”, mas creio que assim despertaram muitas bruxas que conhecemos hoje.

Em um ponto de vista religioso, o que vejo são em sua maioria, relatos de pessoas que não se sentiam bem em suas religiões familiares, e que passaram por experiências que fugiam ao seu entendimento, pessoas que sempre tiveram uma personalidade contestadora e que por fim encontram na bruxaria a resposta pras suas perguntas. As dúvidas são uma espécie de chamado, e isso eu acredito que pra qualquer religião, daí é ter dedicação, empenho, e encontrar uma família, alguém que te ajude a seguir no caminho da arte.

Espero que tenham gostado.

Beijinhos


Comentários

  1. Olá tudo bem?
    E qual foi o livro que te inspirou a escrever este blog?
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gisele, bem vinda!
      Se chama "O livro da Bruxa", o nome do autor é Roberto Lopes. Uma delícia de se ler, recomendo!!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Acredito que toda mulher tem uma bruxa dentro de si so que nem todas conseguem sentir a presença dela a energia o poder q nós temos..e é bem verdade mesmo q nas dificuldades somos mais propicias pra sentir esse poder essa força q nos faz levantar das cinzas superar obstaculos,conhecer nossos segredos ver q somos belas e encantadoras q temos o poder de conquistar ..quando descobrimos nossa força nos tormanamos livres e soltas pois tdo esta ao nosso alcance ,somos mulheres temos o poder é maravilhoso descobrir a bruxa q vive no nosso interior akela q tem a sabedoria q reconhece o proprio ser ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Kely.
      E é isso mesmo, toda mulher é bruxa, mas nem todas sabem disso, né? ;P

      Beijinhos

      Excluir
  3. Nemy15:32

    Olá!
    Adorei o seu site e eu queria saber, se tem bruxas que não mexem muito com materiais satanicos?
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nemy, seja bem vindo!
      Acho que tudo depende do seu ponto de vista, quanto a própria palavra bruxa, e quanto a palavra "satânico".

      Eu conheço muitas bruxas nenhuma delas mexe com satanismo. Até porque, não acreditamos numa encarnação do mal que no caso seria Satã, )aqui me refiro somente a bruxas de religião, não levando em conta as bruxas de comportamento citadas acima no post).

      Por isso digo que isso depende muito do seu ponto de vista, para alguns, o próprio pentagrama, que é um símbolo de proteção para nós, é um símbolo satânico.

      Beijinhos

      Excluir
    2. Oi Nemy, ou Touka, oi todo mundo! Posso palpitar?

      Então, Bruxo é um ser livre de todas as formas. Assim, um bruxo independe um pouco de crenças e créditos das ações porque ele vive cada passo e ele sabe moldar, dobrar e manipular o que precisar no caminhar das coisas. Muito dificilmente um bruxo seria Satanista, não que não exista, mas é difícil. Porque? Porque o bruxo nunca iria cultuar um ser que é Inimigo dele próprio, afinal, Satã vem do hebraico que significa "OPOSITOR", e principalmente porque, como "OPOSITOR", ele não aceitaria nenhum culto em seu nome por estas criaturas que ele se opõem, entendeu?

      É certo que os satanistas de Lavey são, em sua enorme maioria, filósofos que assumem seu Daemons e encontram em ritos muito bem orquestrados, uma maneira prática de ir contra seu próprio EGO, voltando a essência da totalidade sem apego e sem barreiras, mas isso não significam que veneram Satã, pelo motivo que expus acima!

      Enfim, o termo "satanista" é muitas vezes ligado a pessoas que fazem rituais de sangue e coisas macabras porque "os de fora" não conhecem a essência da coisa em sí e ficam procurando qualquer coisa pra justificar seu preconceito "mau e mal concebido" literalmente, muitas vezes tirando os "embalistas" como regra e não como exceção, como realmente o são. Isso se dá com mais frequência na juventude, em assuntos como sexo, rock e coisas que a geração anterior não compreende!

      Quebre alguns paradigmas e encontrará o caminho pra Bruxaria, sabendo que o certo é certo e se não for certo, é errado!

      Bejos, de nada!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Déficit de compaixão

Estou de carona, paramos no sinal. Um garoto faz malabares, cena comum no dia a dia. O motorista fecha os vidros. "Ele manda bem, porque não dá uns trocados?", pergunto. "Não quero incentivar a mendicância", ouço em resposta. Uma bela forma de parecer se preocupar quando na verdade não se preocupa em nada. Pensa que a vida é aquilo​ que vê, e ignora qualquer realidade diferente da sua. Até quando viveremos em negação? Até quando fecharemos os olhos à compaixão? Tempos difíceis esses em que não conseguimos ter empatia pelos nossos irmãos.

Recomeçar

Brotos de tomate Não sei onde me perdi, o fato é que não me tenho mais. Depois de tanto mudar, pra me adaptar a tudo ao meu redor, percebi que não havia nada mais meu em mim. Parei de escrever, de tocar, de desenhar... todas as coisas que me alimentavam a alma foram deixadas de lado. Quando me dei conta disso, busquei respostas e dicas para me resgatar, foi quando me lembrei de um ensinamento contido no Alicerce do Paraíso v.4 "Se é a crise que abre caminho para o progresso, ela deixa de ser crise. Podemos compará-la à pausa para tomar fôlego, na corrida, ou aos nós do bambu. As varas do bambu se mantêm firmes devido à formação de nós no curso de seu desenvolvimento; se lhes faltassem nós, não apresentariam sua conhecida resistência. Quanto mais nós tem o bambu, mais forte ele é. (...). Falávamos em crises que surgem naturalmente. Entretanto, existem muitas pessoas que entram em crise por falta de sabedoria e de capacidade para prever o futuro. Elas criam para si mesma

Mais importante que as metas

Bom dia, amores. Passando só pra lembrar que mais importante que as metas, é o fazer. De nada adianta definir objetivos e não fazer nada pra alcançar. Já fiz muito isso, e ainda faço, não nego. Nossos sonhos estão esperando que a gente os encontre, então bora botar a roda pra girar. Se não conseguir ir com tudo, vá devagar, o importante é ir... iniciar o movimento. A inercia te ajuda com o resto.