.
O Segredo das Bruxas

terça-feira, 29 de setembro de 2009

PNL (introdução)


A PNL (programação neurolinguística), consiste em reprogramar a sua mente.
Pra que?
Sua timidez, seus medos, suas manias, sua negatividade... tudo isso nasce na sua mente, quando você não tem controle sobre ela. Dês de pequenos, somos ensinados a ter medo. Observe as canções de ninar, “... boi da cara preta, pegue esta criança que tem medo de careta.”, “dorme neném, que a Cuca vem pegar...”. Isso fora o “Homem do saco”, o “Bicho papão” e toda a trupe assustadora presente onde a mãe não quer que a criança vá. Não é por mal, nossas mães não tinham mas intenções ao dizer isso, e provavelmente imaginavam que esqueceríamos isso ao crescer.

Muitas pessoas não sabem, mas a negatividade, a timidez e o medo, podem vir de coisas como essas na sua infância. Eu conheço gente adulta que até hoje não conseguem ver um chinelo de cabeça para baixo que viram de cabeça pra cima “por que se não a mãe morre”. Não sei se todo mundo conhece essa mania popular, eu sou mineira e em Minas tem muito dessas coisas, ditados e manias estranhas. Independente disso, pra qualquer pessoa sensata, isso é absurdo, como pode um chinelo virado de ponta a cabeça fazer a mãe de alguém morrer? Sabe o que é isso? É a caverna do Platão, pra quem não conhece, leia abaixo...

“Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.
Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.
Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.”

Fonte: Wikipédia.

É impossível parar os pensamentos, mas podemos configurá-los criando um padrão diferente de pensamento. A PNL consiste em técnicas e rotinas de monitoramento dos pensamentos, por assim dizer, que irão te ajudar neste processo de “alteração mental”.

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba por e-mail:

Quem lê?

Pra pensar:

Eu leio:


Design by Touka Arte