.
O Segredo das Bruxas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bruxaria como religião 01: A origem do preconceito.


Oi amores, como estão?
Espero que bem...

Hoje vou falar do tema indicado pela Paula (e amigas hahaha) de Mariporã, seria a bruxaria como religião em geral, como ser uma bruxa, o que te faz uma bruxa, e o preconceito que as bruxas sofrem. Acho que isso renderia um post enorme, então pensei em fazer uma série de postagens e é essa a minha proposta, começando hoje.


Há muitos anos, nos tempos da inquisição, mulheres foram queimadas acusadas de bruxaria... mas que mulheres eram essas? Bem sabemos que o Cristianismo chegou querendo dominar os povos, e foi contra tudo aquilo que não condizia com suas crenças. Porém, as mulheres da Europa, especialmente as Celtas tinham uma fé muito forte nos Deuses antigos, e um conhecimento sobre a vida e as coisas da natureza que era descomunal para a época, e mesmo para os dias de hoje não são muitos os que chegaram a esse nível. Elas eram as mães, as sacerdotisas, as curandeiras... eram elas quelideravam as comunidades, e pelo dom de dar a vida a um novo ser humano, e sangrar todos o meses e mesmo assim sobreviverem, eram consideradas seres divinos. Sexo frágil era nome que não cabia pras mulheres celtas (e ainda não cabe a muitas mulheres de hoje), o que para a religião cristã, que pregava a submissão feminina ao homem, uma afronta, um absurdo.

 Tentando derrubar as crenças antigas, os cristãos da época começaram a associar os Deuses, e tudo o que dizia respeito a religiosidade pagã com forças malignas, e ao Demônio. Adotaram a imagem de Pã, Deus das florestas e dos bosques, chifrudo, o que na epoca era representação de coragem e dos animais selvagens, como a representação do mal absoluto, o famoso "capeta", "demonio", "tinhoso". (Bruxas sequer reconhecem o demonio como um ser existente, não se faz um pacto com algo que não existe, logo, não me venham com essa de que "bruxa tem pacto com satã" essa pra mim já encheu)

Talvez... talvez, não, tenho certeza que disso veio o preconceito que as bruxas sofrem hoje. Mas como já disse no post sobre Halloween, o preconceito vem do fato de não conhecerem a cultura, e não terem acesso a informações confiáveis sobre nós, nossa religião que veio sendo atacada por tanto tempo. E junto a isso, anos e anos de alienação e manipulação. Isso porque nós mesmos adotamos esse habito de agir em secreto, era o que garantia nossa vida em épocas de inquisição, como minha Sacerdotisa diz “Bruxaria é difícil de entrar e fácil de sair”, você tem que saber se é aquilo mesmo que você quer, e os outros membros do coven, tem que ter confiança em você. Minha dica é, não discuta, não se leve abaixo, ao nível de pessoa de mente pequena. Mentes pequenas são obrigadas a terem pensamentos limitados, que é só o que cabe. Grandes mentes não abrigam qualquer tipo de preconceito, abrigam respeito.
 
Espero que gostem e logo tem mais.

Beijinhos

(da proxima vou falar um pouco sobre a religião em si)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba por e-mail:

Quem lê?

Pra pensar:

Eu leio:


Design by Touka Arte